BANDEIRA NACIONAL

FAB promove solenidade de troca da Bandeira Nacional

Cerimônia ocorre todo primeiro domingo do mês na Praça dos Três Poderes
Publicada em: 06/03/2024 15:43
Imprimir
Fonte: VI COMAR, por Tenente Adenildo
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Maj Rodolfo

O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) realizou, no dia 03/03, a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A solenidade, que acontece no primeiro domingo de cada mês, tem a finalidade de despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

O hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado ao som do Hino Nacional, seguido por uma salva de 21 tiros de canhão acionados pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) – historicamente denominado Grupo D. Pedro I – do Exército Brasileiro. O arriamento, um dos momentos memoráveis da cerimônia, foi precedido pelo canto do Hino à Bandeira.

A solenidade homenageou os militares do quadro de Especialistas de Aeronáutica, cuja data é celebrada em dia 25/03, em alusão à criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em 1941.

O Analista de Sistemas Paulo Fernando Pinto Stoppa prestigiou a cerimônia pela primeira vez, acompanhado de seus dois filhos. “Meus pais sempre me levavam ao desfile de Sete de Setembro e sempre falavam da Troca da Bandeira. Eu quis trazer meus pequenos para eles acompanharem essa cerimônia tão bonita porque é importante eles conhecerem, para se orgulharem do Brasil e do que a gente tem de bonito”, expressou.

“Neste ato cívico, prestamos reverência ao nosso principal símbolo nacional, a Bandeira do Brasil, que representa nossa pátria, nossa história e nossa unidade como nação. Além disso, homenageamos nossos especialistas, a base sólida sobre a qual construímos nossa eficácia operacional”, disse o Major-Brigadeiro do Ar Darolt.

O evento foi presidido pelo Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, e contou com a presença do Comandante Militar do Planalto (CMP), General de Divisão Ricardo Piai Carmona, bem como de demais autoridades civis e militares.

SOBRE O PAVILHÃO NACIONAL

O mastro onde é hasteado a bandeira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi inaugurado em 2 de abril de 1972, durante as comemorações do 12º aniversário da inauguração de Brasília como a nova capital do Brasil. O símbolo nacional já foi citado no Guinness Book como a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 metros quadrados e cerca de 90 quilos.

A bandeira é hasteada por meio de torpedos e de um tubo-guia, e é iluminada por projetores automaticamente acesos ao pôr do sol e desligados ao amanhecer. Com base na lei n° 5.700 de 1971, a substituição da bandeira será feita com solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês, devendo o novo exemplar atingir o topo do mastro antes que o substituído comece a ser arriado. A FAB, a Marinha, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se revezam na realização das cerimônias de substituição da Bandeira Nacional, que ocorre desde 1973.

Fotos: VI COMAR